Páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Filme: Mulheres Perfeitas (The Stepford Wives)


Depois de assistir Mulheres Perfeitas minha falta de inspiração pra um post aqui sumiu instantaneamente. O filme é uma sátira perfeita e existe uma crítica constante nele à sociedade de uma forma bem inteligente e, quem me conhece sabe como eu adoro críticas à sociedade.

A história começa quando a personagem de Nicole, Joanna Eberhart, sofre um colapso nervoso após ser demitida por um fracasso em uma espécie de reality show dirigido por ela. Então seu marido Walter Eberhart (Matthew Broderick) a leva para viver numa cidade do interior em busca do equilíbrio. Em Stepford, Joanna conhece Bobbie e juntas notam e começam a investigar o estranho comportamento das mulheres da cidade, sempre perfeitas e prontas para atenderem seus maridos, como se fossem robôs.



A investigação do caso revela um plano de um mundo perfeito... mas eu não vou estragar o final do filme. Também vou ignorar algumas incoerências do decorrer da história. Quero focar aqui na grande sátira ao estilo de vida perfeito, brilhantemente ironizado neste longa - que não é recomendado para quem não costuma entender sarcasmo, sob risco de detestá-lo.



Machismo versus feminismo não é bem o foco aqui. A grande sacada do filme é que não existem mulheres perfeitas e - sem querer ser extremamente feminista, nem nada - é insano pensar que um mundo perfeito seria baseado em mulheres sorridentes, bonitas e bem arrumadas prontas para servirem seus respectivos maridos enquanto eles simplesmente são felizes fazendo o que querem e conspirando para tornar novas moradoras da cidade em mais uma boneca Barbie por intermédio de chips implantados no cérebro de suas esposas.

Perfeição demais chega a ser irritante, não?

Bom, assisti a versão de 2004 (Mulheres Perfeitas) do filme com a quase perfeita Nicole Kidman (até o nome dela é lindo hehe) e com Matthew Broderick. Existe a versão mais misteriosa de 1975 (Esposas em conflito, em português) com Katharine Ross e Paula Prentiss e também o livro de 1972 escrito por Ira Levin. Todos sob o título The Stepford Wives em inglês.

The Stepford Wives (Mulheres Perfeitas)
EUA, 2004


Elenco: Nicole Kidman, Bette Midler, Matthew Broderick, Christopher Walken, Faith Hill, Glenn Close
Gênero: Comedy Thriller
Direção: Frank Oz

Sinopse: A jovem mãe Joanna (Nicole Kidman) muda-se de Manhattan para Stepford, no subúrbio de Connecticut. Lá faz amizade com Bobbie Markowitz (Bette Midler). Juntas, descobrem que todas as donas de casa locais obedecem cegamente aos seus maridos, parecendo felizes com isso. Elas, então, decidem investigar a origem do estranho comportamento. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não precisa ficar com vergonha, pode comentar!