Páginas

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Time to change

Essa semana retomei a rotina e isso me deixou literalmente doente (não entrarei em detalhes). No primeiro dia de volta à faculdade eu já tive vontade de trancar o curso pelo simples motivo de eu realmente não conseguir me conformar com a fórmula ultrapassada de ensino.

Eu explico: Uma faculdade que se denomina uma das melhores do país, com o intuito de formar futuros profissionais e que preza por uma certa qualidade de "ensino" não deveria se ater ao modelo alunos-sentados-e-professores-falando. Eu curso publicidade e propaganda e minha ideia de como as coisas deveriam ser diferem - e muito - de como as coisas são. Um exemplo rápido:

Como é: matérias teóricas. Teoria, muita teoria. Transformam até a prática em teoria. Alguns exercícios pouco eficazes e trabalhos idem. Chatice eterna.

Como deveria ser (pelo menos para o meu curso): Cada turma poderia ser transformada em uma agência, ou setor de uma, e aprenderíamos, na prática, como é o dia-a-dia de um publicitário. Sem dúvida sairíamos da faculdade bem mais preparados para exercer a profissão.

Esse negócio de textos para ler para a próxima aula e trabalhinhos pra "aquecer" me tiram do sério. Tô cansada de não ver o propósito em aprender e fazer certas coisas. O conteúdo que eu vi na escola já está provado ser 75% inútil, eu esperava uma porcentagem menor da faculdade.

Tenho várias ideias de como melhorar tudo isso e ninguém com poder suficiente para mudar as coisas disposto a me ouvir. Se alguém quiser se juntar a mim para trocar ideias e elaborar um projeto reestruturando o sistema educacional e revolucionar o método de ensino mundialmente, por favor me procure. E eu falo sério.

7 comentários:

  1. Nicole, pesquise sobre a mudança do curso de MBA de Harvard, o mundo caminha para isso que você está falando.

    ResponderExcluir
  2. "Mais do que nunca, os alunos deixaram as quatro paredes da escola.

    Trabalharam por uma semana num país emergente que não conheciam. Criaram uma empresa do zero. Até mesmo as tradicionais salas de aula mudaram. “Num período de apenas três meses, concluí um projeto na Índia e abri uma empresa de internet, além de outras atividades do curso”, diz o mineiro César Carvalho, um dos alunos da mais nova turma de MBA de Harvard."
    http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1020/noticias/nem-parece-harvard

    ResponderExcluir
  3. Cara, entendo porque vc está chateada. As vezes sinto como se matassem minha criatividade na escola, e que façam isso em uma faculdade (principalmente em uma que envolve criação) é foda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é exatamente o que você disse, como se matassem a criatividade mesmo :/

      Excluir
  4. Sério que você está desanimada? Eu estou praticamente amando tudo. É que gosto muito de teoria. Também gosto de prática, mas desde que entrei, estou fazendo muito mais coisas do que quando estou em casa sem fazer nada. Talvez, com o tempo, o negócio melhore. Uma vez li em um livro a seguinte frase que fez toda diferença: "Primeiro é preciso aprender as regras para depois quebrá-las". Não lembro se foi Picasso quem disse, sei lá. Mas o negócio é que não dá para nós sairmos fazendo torto e a direito, sem ter, pelo menos uma base. Mas seria ótimo que eles fizessem isso da agência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a frase! :D Mas acho que já tava na hora do curso ficar mais emocionante rs

      Excluir

Não precisa ficar com vergonha, pode comentar!