Páginas

domingo, 19 de fevereiro de 2012

O que você vai ser quando crescer?

Não sei o número exato de vezes que ouvi essa pergunta quando era criança - e nem acho que alguém esteja realmente interessado em saber. Só sei que foram muitas e, com o passar dos anos, minhas respostas variaram desde policial até estilista. Ano passado precisei escolher uma futura profissão de verdade. A pergunta se transformou em "o que você vai prestar?" e durante os últimos três anos minha resposta foi a mesma: publicidade e propaganda.

Semana passada deu início a minha nova rotina - bem cansativa por sinal. Já tenho alguns "livrinhos" pra ler e não sei qual hora do dia é melhor para lê-los (essa palavra existe? rs). No twitter pude começar uma certa novela em busca do "divo do transporte público" e meu facebook já contabiliza alguns amigos novos, o que me deixa muito feliz. Adoro conhecer pessoas novas!

No entanto, minha última sessão com a psicóloga me ajudou a compreender o motivo da minha tristeza inexplicável da última semana: transição. O que me surpreende diante tal conclusão é o fato de ter mudado de escola nove vezes em 17 anos e nunca ter enfrentado nada parecido com "tristeza de transição". Seria esse um sinal de minha destinada velhice?

Essa minha nova fase me obriga a escrever frases breguinhas (nova fase é um exemplo) e viver sem saber o que esperar do futuro - não que eu soubesse antes, mas até agora não tinha muita importância. Eu sinto falta dos meus amigos antigos, continuo detestando a escola (mesmo que eu já tenha dado adeus ao ensino médio), tenho um cartão de crédito e procuro alguma atividade lucrativa. Estou cada vez mais dentro do que eu chamo de protocolo da vida.

O tal do protocolo da vida começa quando nos fazem a pergunta que dá título ao post aos cinco anos de idade. Médico, piloto de avião, cientista.. as profissões estão nos brinquedos. É o protocolo que o sistema nos obriga a seguir. Entrar na faculdade é a fase três, eu diria. Eu espero encontrar a porta de saída desse protocolo em cinco anos. Até lá, continuarei sem a resposta.

O que eu vou ser quando crescer?

Um comentário:

  1. Todas as vezes que eu leio os seus textos eu me divirto muito e acho incrivel a forma como vc consegue tornar algo tão comum no nosso cotidiano - como escolher uma profissão - você consegue transformar isso em palavras e descrever o que com ctz todos sentem... O que eu devo fazer?!

    Como sempre... Parabéns Nick! ;)

    ResponderExcluir

Não precisa ficar com vergonha, pode comentar!