Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

engatinhando a gente chega lá

Não sou nenhuma expert quando o assunto é política. Sei o básico. Meu nível de conhecimento sobre governos se iguala a minha capacidade de fazer cálculos de cabeça, o que automaticamente me desqualifica para entrar numa discussão sobre o tema. 

Acontece que, dia desses, lendo os blogs dos meu favoritos, me deparo com um texto comentando sobre o discurso do presidente norte americano no State of Union do Congresso. O mesmo texto dizia ser impossível não comparar os modos de governar americano e brasileiro e automaticamente surge a pergunta: seria o Brasil capaz de planejar um discurso de prestação de contas do mandato além de revelar as perspectivas de governo a curto e longo prazo, com metade da maestria que Barack Obama o fez? 

A resposta mais óbvia, considerando o atual cenário político brasileiro, é um simples e previsível não. 
Começando por um motivo bem simples: Obama fala bem pra caralho, com o perdão da expressão. Embora nossa querida presidenta saiba falar, a maioria das vezes que a vi discursar fiquei com aquela incômoda impressão "falou, falou e não disse nada". Além disso, na nossa terra não é obrigatório discursar no Congresso. E se fosse? Nossos governantes o fariam de qualquer jeito ou levariam a sério? 

Os debates manipulados pré-eleições garantiram aos políticos a fama de não cumpridores de suas promessas. Mas é importante pensar que se nos governam de qualquer jeito, é porque a grande maioria dos brasileiros vota de qualquer jeito e se esquece que pode - e deve - cobrar resultados do governo, contribuindo para um governo irresponsável e preguiçoso, porém inteligente o bastante para se garantir no poder durante vários mandatos e assegurar seus lucros - que todo mundo sabe quem financia - através da manutenção da ignorância de uma parcela da população.

Já li entrevistas com políticos e pessoas ditas importantes, com um discurso bonito sobre como podemos mudar e melhorar o Brasil. Apesar de complexa, a situação socioeconômica do Brasil hoje pode ser modificada e melhorada. Muito se fala do desenvolvimento desse país, mas ainda estamos engatinhando. Nós brasileiros - eleitores, cidadãos e governantes - precisamos aprender a andar e ainda temos muito a amadurecer. 






3 comentários:

  1. Seus textos cada vez melhores! SOU SUA FÃ! hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Menina, adorei seu texto! Sério, gostei demais. Agora vou ler todo o resto do seu blog (aos pouquinhos, porque hoje não dou conta...) Voltarei mais vezes. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Nina Dantas, muito obrigada! Seja mais do que bem vinda! Seu blog também é um dos meus favoritos!

    Vanessa, muuito obrigada! haha *-*

    ResponderExcluir

Não precisa ficar com vergonha, pode comentar!