Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

sobre um assunto de extrema importância

Eu não sei bem como começar esse post, há tanto a ser dito. Bom, vou repetir o que todo mundo já sabe:

A natureza é importante e devemos preservá-la.

Mas alguns políticos, em nome do lucro a ser ganho, acabam se "esquecendo" da importância de um ambiente equilibrado para todos nós, inclusive para eles - a menos que eles não sejam humanos e tenham algum lugar para servir de refúgio depois que o mundo se tornar inóspito. 

Apesar da aparente acefalia e sede por dinheiro dos nossos políticos, alguns grupos resolveram se mexer e criar campanhas para tentar reverter alguns projetos nocivos que circulam o senado. Já assinei vários abaixo-assinados contra vários projetos, poderia citar todos aqui, mas para não ficar muito grande, vou falar sobre os dois últimos que eu assinei.

Movimento Gota d'Água
Segundo o site do movimento, "A primeira campanha do movimento discute o planejamento energético do país pela análise do projeto da hidrelétrica de Belo Monte, a mais polêmica obra do PAC. "
O video da campanha sintetiza um pouco o assunto, sem deixar de fora os ítens mais impactantes sobre o assunto:


Muita gente critica o movimento por causa dos famosos envolvidos e diz que a Globo manipula todo mundo. Para me fazer entendida por essas pessoas, eu digo: ACORDA! Os atores são bons formadores de opinião e acredito que o movimento daria ainda mais certo se fosse veiculado em TV Aberta, já que iria atingir uma maior parcela da população. Acho super válida a participação deles em campanhas assim. 

Sim, precisamos de energia. Não, não precisamos de uma hidrelétrica para produzir 1/3 dela. Vamos pensar um pouquinho? Existem fontes alternativas de energia. Mesmo que a hidrelétrica seja considerada uma fonte de energia limpa, ela não é tão limpa assim. Você sabe o que é preciso e como é construída uma hidrelétrica? Basicamente, é preciso um rio a ser barrado para aumentar a quantidade de água e uma grande área a ser desmatada e inundada para comportar essa água. Nessa área existem várias espécies de animais e plantas que morrerão. Ou você acha que alguém sai avisando os animaizinhos que eles precisam se mudar? Não, muitos morrem afogados mesmo. Parece cruel? Também querem tirar tribos indígenas do caminho da hidrelétrica, vide fotos daquele cacique chorando. Já vi gente dizendo que "pra conquistar uma coisa tem que perder outra" mas isso é muito a ser perdido e pouco a ser conquistado. 

Existem fontes de energia alternativas à hidrelétrica. A energia solar, por exemplo. Lá no norte do país tem muito sol, imagine só quanta energia não poderia ser aproveitada? "Ah, mas é caro." Não considero esta uma desculpa válida, afinal, no Brasil, todas as obras saem mais caras do que realmente são e muito dinheiro é "gasto" desnecessariamente. Sabe quanto dinheiro é arrecadado só em impostos? Então. Existe também energia eólica e aquele sistema de se obter energia a partir das ondas do mar. Existem alternativas. Destruir a natureza é suicídio e assassinato. Em massa, gradual e não tem volta. 

Se eu consegui te convencer a assinar o movimento, por favor assine! Não leva cinco minutos. Se você ainda não se convenceu, dá uma olhada no site do movimento pra obter mais informações sobre, ainda dá tempo de mudar de ideia!

  


#florestafazadiferença
Esta é uma petição online contra o projeto de lei PLC 30/2011 que modifica o Código Florestal Brasileiro de forma desastrosa. Novamente, segundo o site do movimento: "A Constituição Brasileira afirma com enorme clareza esses ideais, no seu artigo 225, quando estabelece que o meio ambiente saudável e equilibrado é um direito da coletividade e todos – Poder Público e sociedade – têm o dever de defendê-lo para seu próprio usufruto e para as futuras gerações Esse é o princípio fundamental sob ataque agora no Congresso Nacional, com a aprovação do projeto de lei que altera o Código Florestal. 23 anos após a vigência de nossa Constituição quer-se abrir mão de suas conquistas e provocar enorme retrocesso."

No site do manifesto, além de assiná-lo, é possível mandar um vídeo para um senador de sua escolha. Várias pessoas já mandaram seus vídeos, inclusive famosos, como o vídeo que segue, da Alice Braga, além de Gisele Bundchen, Rodrigo Santoro, Wagner Moura, Vanessa da Mata, Denise Fraga e vários outros. 




Acho que vale muito a pena separar alguns minutinhos do seu tempo para assistir esses vídeos, pesquisar sobre o assunto e assinar mais abaixo-assinados contra qualquer - num bom português - idiotice que queiram fazer contra o nosso país, contra o nosso planeta. 

Se você quiser assinar este movimento, seja rápido! Faltam apenas algumas horas para o projeto ser votado. Se quiser mais informações também ainda dá tempo. 



Sejamos práticos: a Amazônia ou qualquer outra floresta, não pode ser ainda mais destruída. PONTO. Se a Globo manipula ou não, com ou sem interesse da Dilma ou do governo, sem pensar só no dinheiro.. É a natureza! É dela que a gente sobrevive. Não custa pensar. Já basta os milhões de hectares desmatados - legal e ilegalmente - diariamente, mensalmente, anualmente. Ao invés de tentar reverter esse cenário deplorável, querem piorar? Parece certo?

Eu sou completamente contra mexer no que já nem tá tão quieto assim. 

Um comentário:

  1. Já assinei!! Mas me preocupa o fato de projetos sérios como este dependerem de pessoas nem tão sérias assim...

    ResponderExcluir

Não precisa ficar com vergonha, pode comentar!