Páginas

sábado, 7 de abril de 2012

Jogos Vorazes X BBB

Domingo passado assisti Jogos Vorazes. Admito que o fato de to-do-mun-do ficar falando desse filme não era bem uma motivação pra eu querer assistir o primeiro filme da saga, mas dado o convite "vamos ao cinema?" e a programação que aquele horário permitia, acabei tendo a sorte de assistir a sessão legendada, mas também devo admitir que o melhor foi quando terminou o filme... enfim.

Durante o filme eu não pude deixar de estabelecer uma relação entre Jogos Vorazes e Big Brother Brasil. Eu assistiria BBB se os participantes entrassem na casa com o único objetivo de saírem de lá vivos... convenhamos, seria muito mais admirável lutar pela própria vida na casa do que ficar na piscina o dia todo, não?

Jogos Vorazes é um Big Brother com violência mais sugerida do que mostrada, em que adolescentes são convocados contra sua vontade a... morrer. O sucesso do filme, acredito eu, se deve pelo romancezinho falso que acontece entre Katniss e Peeta e também porque (quase) todo mundo adora ver gente se matando, não é mesmo?

Em Jogos Vorazes, as pessoas não gostam dos habitantes do distritos, existe um certo preconceito com a pobreza dos "mineradores". No "reality" show não tem como engolir nenhum dos participantes. Eis mais uma comparação: a morte dos personagens durante os jogos não faz diferença para a população alienada da capital fictícia do filme. A morte dos participantes superficiais, irritantes e promíscuos do BBB seria igualmente indiferente, embora um pouco repudiada pela nossa sociedade alienada atual, mais preocupada com as picuinhas dentro da casa.

Os espectadores dos jogos são o principal motivo de sua existência, do mesmo modo que a audiência do BBB é a principal culpada pela futura 13ª edição do programa mais inútil já inventado.

Dizem que BBB é um jogo. Então que comecem os jogos... "e que a sorte esteja sempre ao seu lado".

Um comentário:

  1. Jogos vorazes é muito melhor que BBB creio que daria mais audiencia aquela bagaça mais tem muita luta corporal e sangue !

    ResponderExcluir

Não precisa ficar com vergonha, pode comentar!